LETREIRO DIGITAL

O BLOG INTERLAGOS RETRÔ, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... AGRADECEMOS A SUA VISITA!

Clique no PLAY e ouça a Rádio Interlagos Retrô

Clique no PLAY e ouça a Rádio Interlagos Retrô

PLAYER MUSEUS RÁDIO INTERLAGOS RETRÔ

São Paulo - De Interlagos a Marsilac, onde termina o asfalto da capital


BELO VÍDEO DOCUMENTÁRIO, DO CANAL FILOSOFIA 2 RODAS! 


Engenheiro Marsilac, de fato o extremo sul paulistano, na região de Parelheiros...

Antigamente, na época da extinta Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), havia a Linha 6089, que se iniciava nessa pracinha do Engenheiro Marsilac e ia até Santo Amaro, com o ponto final (centro) ao lado do Terminal Santo Amaro, linha essa considerada uma das mais longas da cidade de São Paulo.

(Foto/Acervo: Fernando MD)

Havia outra linha, a 6087 Santo Amaro X Colônia, até a Barragem, que também era longa, quase na mesma proporção de trajeto, da linha do Marsilac.

(Foto/Acervo: Fernando MD)

"Pra quem não conhece, o bairro Colônia Paulista, fica no final da estrada que sai a esquerda do centrinho de Parelheiros (Igreja). Sendo que a Barragem, está ainda depois da Colônia."

O primeiro aglomerado (centrinho) que vemos no vídeo, antes de chegar ao final do ônibus em Marsilac, antes da passagem pela Ferrovia, é o bairro Embura.

E de fato, em linha reta, de Marsilac sentido litoral, se chegaria a Itanhaém, se houvesse, claro, uma estrada, até lá. Mas geograficamente, o bairro paulistano de Engenheiro Marsilac está mais perto de Itanhaém, do que da Praça da Sé. O que separa, é justamente a escarpa da Serra do Mar.

A Ferrovia que passa por Engenheiro Marsilac, hoje somente para passagem dos Trens Cargueiros, é a Linha Mairinque X Santos, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente Fepasa, hoje em dia, operada pela concessionária Rumo Logística.

Linha essa, que é parte do Corredor Ferroviário de Exportações, com constante tráfego de enormes composições, vindas de Mato Grosso, que passam por Santa Fé do Sul, Araraquara, Campinas, região de Indaiatuba, Mairinque, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, com destino ao Porto de Santos.

O Ramal Ferroviário de Jurubatuba (Linha de Trem da Marginal Pinheiros), também da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, atual Linha 9 Esmeralda da CPTM/CCR - Via Mobilidade, que hoje tem apenas o tráfego de Trens Metropolitanos, somente até a Estação Mendes - Vila Natal, antes do bairro Varginha, até os anos noventa, se conectava com essa Linha Mairinque - Santos, em Evangelista de Souza, no Alto da Serra.

(Trem da extinta Fepasa, nos idos de 1991, São Paulo X Santos, chegando em Evangelista de Souza, após percorrer o Ramal de Jurubatuba, atual Linha 9 Esmeralda. Acervo: Anderson A C)

Hoje o trecho após Varginha, até Evangelista, aproximadamente 20 KM`s, está desativado, em maioria do leito, sem os trilhos, infelizmente. Mas até meados dos anos setenta, era por esse Ramal de Jurubatuba, que passavam os Trens que operavam regularmente, entre a Estação Júlio Prestes, na capital e a baixada Santista; http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp/jp-santos.htm

* Evangelista de Souza, também é uma localidade paulistana, que está ainda depois da Barragem, após o bairro de Colônia Paulista, em Parelheiros.
"O asfalto, termina na região da Barragem e, até Evangelista, a estrada é de chão, NÃO recomendada, aos que não conhecem a região!"

Parabéns ao Canal Filosofia 2 Rodas, pela gravação desse vídeo documentário!



Nenhum comentário:

Postar um comentário