Player Online Radio Box

    LETREIRO DIGITAL

    O BLOG INTERLAGOS RETRÔ, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... AGRADECEMOS A SUA VISITA!

    ANTIGA ESTAÇÃO CIDADE DUTRA (EFS) EM INTERLAGOS, EM AGOSTO E SETEMBRO DE 2025...

     Aspectos da antiga Estação Ferroviária Cidade Dutra, situada ao lado da atual Estação Autódromo, na Zona Sul Paulistana, em Agosto e Setembro de 2025.

    Vista da antiga Estação Cidade Dutra a partir da Praça Automóvel Clube Paulista no Jardim Satélite

    Portão de Entrada do Pátio da antiga Estação Cidade Dutra.

    Pátio da antiga Estação Cidade Dutra, sendo preparado para desembarque dos passageiros que optarem por virem em Trens Diferenciados ao evento The Town no Autódromo de Interlagos.

    Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt.

    Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt.

    Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt.

    Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt.

    Totem da Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt.

    Vista da antiga Estação Cidade Dutra, a partir da plataforma da Estação Autódromo.

    A antiga Estação Cidade Dutra, construida com o Ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), na década de 1950, é hoje a única em existência, das primitivas estações dessa linha.

    Essa antiga Parada de Trens, foi fechada por volta de 1976/77, na época da extinta Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), quando da desativação dos Trens de Passageiros que operavam, entre a Estação Júlio Prestes, Pinheiros, Santo Amaro, Interlagos, Parelheiros, Evangelista de Souza e as estações da Baixada Santista. E só resistiu ao tempo, graças a um Ferroviário, ainda dos tempos da Sorocabana, o qual, mesmo após o fechamento dessa estação, continuou morando e por consequência "guardando" a mesma, até o final dos anos noventa/início dos anos dois mil.

    A estação chegou a ser usada como alojamento e base de materiais e operários no início dos anos dois mil, quando das obras de construção da nova estação Autódromo e modernização do trecho entre Jurubatuba e Grajaú, da atual Linha 9 Esmeralda. Porém após a inauguração das novas estações, Autódromo em 2007, Primavera - Interlagos e Grajaú em 2008, a antiga Cidade Dutra não foi recuperada, com vistas a sua preservação.

    Agora em 2025, depois de décadas desativada e "esquecida"... o pátio da antiga Estação Cidade Dutra, que na verdade, não fica "entre" as estações Jurubatuba e Autódromo, mas sim AO LADO da Estação Autódromo, está sendo arrumado, tendo a implantação de uma "plataforma provisória", para atendimento diferenciado de passageiros ao evento que vai ocorrer em Setembro, no Autódromo de Interlagos, conforme constante em site da concessionária que opera a Linha 9 Esmeralda; passaporte.viamobilidade.com.br

    Fica "torcida" para que, mais do que os investimentos para a implantação de uma "plataforma provisória" para atendimento diferenciado de eventos no Autódromo, que o prédio dessa antiga estação, também seja recuperado e preservado, pois é uma parcela da história desse ramal ferroviário e da região de Interlagos, a qual
     poderia, por exemplo, ser transformada em um Museu e ou Espaço Cultural, para que alunos de escolas, o público em geral, pudessem efetuar visitação.


    Resgatando os Bons Tempos e
    Parcelas da História de Interlagos e Zona Sul



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário