Aspectos da antiga Estação Ferroviária Cidade Dutra, situada ao lado da atual Estação Autódromo, na Zona Sul Paulistana, em Agosto e Setembro de 2025.
.jpg) |
Vista da antiga Estação Cidade Dutra a partir da Praça Automóvel Clube Paulista no Jardim Satélite |
.jpg) |
Portão de Entrada do Pátio da antiga Estação Cidade Dutra. |
.jpg) |
Pátio da antiga Estação Cidade Dutra, sendo preparado para desembarque dos passageiros que optarem por virem em Trens Diferenciados ao evento The Town no Autódromo de Interlagos. |
.jpg) |
Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt. |
.jpg) |
Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt. |
.jpg) |
Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt. |
..jpg) |
Calçada lateral entre a antiga Estação Cidade Dutra e a Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt. |
.jpg) |
Totem da Estação Autódromo na Rua Plínio Schmidt. |
.jpg) |
Vista da antiga Estação Cidade Dutra, a partir da plataforma da Estação Autódromo. |
A antiga Estação Cidade Dutra, construida com o Ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), na década de 1950, é hoje a única em existência, das primitivas estações dessa linha.
Essa antiga Parada de Trens, foi fechada por volta de 1976/77, na época da extinta Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), quando da desativação dos Trens de Passageiros que operavam, entre a Estação Júlio Prestes, Pinheiros, Santo Amaro, Interlagos, Parelheiros, Evangelista de Souza e as estações da Baixada Santista. E só resistiu ao tempo, graças a um Ferroviário, ainda dos tempos da Sorocabana, o qual, mesmo após o fechamento dessa estação, continuou morando e por consequência "guardando" a mesma, até o final dos anos noventa/início dos anos dois mil.
A estação chegou a ser usada como alojamento e base de materiais e operários no início dos anos dois mil, quando das obras de construção da nova estação Autódromo e modernização do trecho entre Jurubatuba e Grajaú, da atual Linha 9 Esmeralda. Porém após a inauguração das novas estações, Autódromo em 2007, Primavera - Interlagos e Grajaú em 2008, a antiga Cidade Dutra não foi recuperada, com vistas a sua preservação.
Agora em 2025, depois de décadas desativada e "esquecida"... o pátio da antiga Estação Cidade Dutra, que na verdade, não fica "entre" as estações Jurubatuba e Autódromo, mas sim AO LADO da Estação Autódromo, está sendo arrumado, tendo a implantação de uma "plataforma provisória", para atendimento diferenciado de passageiros ao evento que vai ocorrer em Setembro, no Autódromo de Interlagos, conforme constante em site da concessionária que opera a Linha 9 Esmeralda; passaporte.viamobilidade.com.br
Fica "torcida" para que, mais do que os investimentos para a implantação de uma "plataforma provisória" para atendimento diferenciado de eventos no Autódromo, que o prédio dessa antiga estação, também seja recuperado e preservado, pois é uma parcela da história desse ramal ferroviário e da região de Interlagos, a qual poderia, por exemplo, ser transformada em um Museu e ou Espaço Cultural, para que alunos de escolas, o público em geral, pudessem efetuar visitação.
Resgatando os Bons Tempos e
Parcelas da História de Interlagos e Zona Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário