EFS - Estrada de Ferro Sorocabana - Ramal de Jurubatuba
Parabéns GIGANTE ao José Dimas Teixeira, pela elaboração
desse vídeo, que retrata nada mais, nada menos, que a segunda ligação
ferroviária entre a capital e o litoral paulista (baixada santista), depois da
primeira ferrovia do estado, a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, (São Paulo
Railway), esta inaugurada em 1867.
O Ramal de Jurubatuba, construído na década de 1950 pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que a partir de 1971 passou a integrar a malha da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), o qual teve o tráfego de Trens de Passageiros entre a capital e baixada Santista até meados dos anos setenta e de Cargas até meados dos anos noventa, hoje se resume meramente a Linha 9 Esmeralda do Trem Metropolitano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atualmente (2023) da concessionária Via Mobilidade do Grupo CCR. Então até a região dos bairros Grajaú e Varginha no extremo sul paulistano, há o tráfego dos Trens Urbanos.
Mas erroneamente, o trecho entre Varginha e Evangelista de Souza no entroncamento desse ramal com a Linha Mairinque - Santos, segue abandonado, praticamente já sem os trilhos, apenas no leito de onde até meados dos anos noventa, ainda tinha a linha e o tráfego de Trens.
A antiga Estação Cidade Dutra, a única das primitivas estações ainda em faces originais dessa linha, que desde o ano de 2007, tem como sua "nova vizinha", a atual Estação Autódromo do Trem Metropolitano, é outro capítulo triste, a parte...
Pois esta edificação só existe, porque até meados dos anos noventa, residia um senhor que, segundo consta, era Ferroviário dos tempos da Sorocabana/Fepasa que, mesmo aposentado de seu ofício, continuou morando e por consequência, "guardando" esta estação, "até seus últimos dias"... Então mesmo estando já desativada ao serviço de passageiros, desde meados dos anos setenta, pelo fato dele morar na estação, ela se manteve, sem invasão e ou atos de vandalismo...
No início dos anos dois mil, com a remodelação do trecho entre Jurubatuba e Grajaú, para a implantação do serviço do Trem Metropolitano no mesmo padrão operacional desde Osasco, a antiga Estação Cidade Dutra chegou a ser utilizada como base e alojamento das obras de modernização da linha...
Mas ao termino e após a inauguração da nova Estação Autódromo, a antiga Cidade Dutra caiu no "esquecimento" por aqueles
que deveriam prover a sua recuperação e preservação, por ser um marco físico
histórico desse ramal.
Então este vídeo nos proporciona um misto de satisfação e ao mesmo tempo decepção, por ver que o tempo passa e tanto a antiga Estação Cidade Dutra quanto o trecho final do ramal entre Varginha e Evangelista de Souza, vão resistindo ao tempo por "conta própria"...
Parabéns mais uma vez ao José Dimas, pela elaboração desse belo conteúdo em seu canal!
Excelente post! Muito obrigado por compilar aqui a história da região.
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