LETREIRO DIGITAL

O PROJETO INTERLAGOS RETRÔ, UM SITE COM ALMA DE RÁDIO, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... ESTE BLOG, É UM COMPLEMENTO DO WEBRADIOSITE... AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

Seja um Apoiador Cultural do Projeto Rádio Interlagos Retrô

Seja um Apoiador Cultural do Projeto Rádio Interlagos Retrô
Você ajuda a manter o projeto NO AR e divulga seu produto ou serviço. (e-mail: interlagosretro@gmail.com)

TUE Toshiba EFS FEPASA CPTM correndo o trecho Jurubatuba x Varginha


TUE Toshiba EFS FEPASA CPTM correndo o trecho Jurubatuba x Varginha  

Neste vídeo, gravado no início dos anos 2000, por Vanderlei Antonio Zago, temos a oportunidade de relembrar a Extensão Operacional Provisória (Jurubatuba - Interlagos - Grajaú - Varginha), implantada pela FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), nos anos noventa, mantida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), até o início dos anos 2000.

Nessa extensão, rodavam os antigos Trens Elétricos (Toshiba), encomendados ao Japão pela Estrada de Ferro Sorocabana, na década de 1950, que foram reformados pela extinta FEPASA, nos anos oitenta e noventa.


TUEs Toshiba na Estação Jurubatuba (Foto; Vanderlei Antonio Zago)

Estas Unidades Japonesas de Bitola Estreita (Métrica), operavam, tanto na extensão operacional Jurubatuba - Varginha, quanto na extensão Itapevi - Amador Bueno.

Os Toshibas, rodaram também no extinto TIM - Trem Intra Metropolitano, entre Santos (Estação Ana Costa) e São Vicente (Estação Samaritá).

Na baixada santista, por não haver eletrificação, estas unidades rodavam acopladas a Locomotivas Diesel, que tracionavam as composições.

A extensão provisória Jurubatuba - Varginha, foi desativada pela CPTM, por volta de 2001, visto atos de vandalismo, na época.


TUE Toshiba na Estação Varginha (Foto; Vanderlei Antonio Zago)

Atualmente (2022), o trecho entre Jurubatuba e Grajaú, está duplicado, com novas estações, sendo atendido pelos Trens de Bitola Larga, do trecho principal, da atual Linha 9 Esmeralda da CPTM, / CCR Via Mobilidade. Circulando as composições de oito carros, direto entre Osasco e Grajaú. Estando em faces de obras de modernização, o trecho Grajaú - Varginha.

(Filmagem de Vanderlei Antonio Zago)


Projeto Interlagos Retrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário