Em meados da década de oitenta, época do então Prefeito Jânio Quadros, quando a frota da CMTC passou a ostentar o padrão de cor vermelho, "alusivo aos ônibus londrinos", o serviço executivo, também foi repaginado, sendo a frota desse serviço, revitalizada e ganhando a cor amarelo.
Frota do Executivo CMTC no Padrão Amarelo, Prefeito Jânio Quadros. (Acervo; Galeria SPTrans) |
Nessa época, a Linha do Executivo da Cidade Dutra, ganhou uma extensão operacional, onde de maneira intercalada, alguns coletivos no sentido bairro, iam até Parelheiros, fazendo Ponto Final, ao lado da histórica Igreja, no centro daquele bairro.
A linha do Executivo da Cidade Dutra, a muito deixou de
existir. Mas no local onde era o Ponto Final / Inicial, estão lá até
hoje o Lava Rápido Executivo e Bar ou Lanchonete Executivo, que ostentam este
"nome fantasia, alusivo" a esta antiga e histórica Linha de Ônibus
Executivo.
Na década de noventa, já na fase da SPTrans, o antigo Serviço Executivo da já extinta CMTC, passou a operar com a denominação Transporte Especial, operado por empresas concessionárias do sistema.
"Eram duas linhas seletivas intermunicipais, uma via Cipó
e Parelheiros, que ia até Santo Amaro e depois foi levada até o Jabaquara. E
outra via Estrada do M`Boi Mirim, que foi levada até o Shopping Morumbi."
As mesmas foram suprimidas, ficando a Transtur Voyager
operando na época, apenas as Linhas Especiais da Zona Sul, na cidade.
Além da linha do Parque Cocaia, havia outra para a região do
Jardim Ângela, ambas indo até o Tietê.
Hoje essa modalidade de linha de ônibus, tanto a Especial
Municipal, quanto a Seletiva Intermunicipal, se ainda existissem, continuariam
sendo uma alternativa diferenciada, aos deslocamentos, entre a Zona Sul e a
região central na cidade de São Paulo.
(Créditos das
imagens, constam nas mesmas!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário