LETREIRO DIGITAL

O PROJETO INTERLAGOS RETRÔ, UM SITE COM ALMA DE RÁDIO, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... ESTE BLOG, É UM COMPLEMENTO DO WEBRADIOSITE... AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

A LINHA DO EXECUTIVO, DA ANTIGA CMTC


 
"Ônibus Executivo da CMTC, que operava a Linha Cidade Dutra - Praça do Correio, via Socorro e Moema."


As pessoas pagavam um valor diferenciado, para o uso desta linha. Mas em contra - partida neste ônibus, só viajavam passageiros sentados, confortavelmente em poltronas estofadas reclináveis. NINGUÉM, IA EM PÉ!

A linha do Executivo da Cidade Dutra, a muito deixou de existir. Mas no local onde era o Ponto Final / Inicial da Linha, estão lá até hoje o Lava Rápido Executivo e Bar ou Lanchonete Executivo, que ostentam este "nome fantasia", alusivos a esta antiga e histórica Linha de Ônibus Executivo.

Na década de noventa, já fase da SPTrans, o antigo serviço Executivo da já extinta CMTC, voltou a operar, com a denominação Transporte Especial, operado por empresas concessionárias do sistema.



Uma das linhas desse serviço, que operou por um bom tempo, entre a região de Interlagos e a região central da cidade, foi a Linha 409 E - Parque Residencial Cocaia, no Grajaú e o Terminal Rodoviário do Tietê, via Corredor Norte Sul (Aeroporto de Congonhas), conforme destaca também a Página Grajaú Tem.


Linha essa que era operada pela empresa Transtur Voyager, que antes, operava outra Linha Seletiva da EMTU, entre Embu Guaçu e Santo Amaro, posteriormente sendo expandida até Metrô Jabaquara.

"Eram duas linhas seletivas intermunicipais, uma via Cipó e Parelheiros, que ia até Santo Amaro e depois foi levada até o Jabaquara. E outra via Estrada do M`Boi Mirim, que foi levada até o Shopping Morumbi.

As mesmas foram suprimidas, ficando a Transtur Voyager operando na época, apenas as Linhas Especiais da Zona Sul, na cidade.

Além da do Parque Cocaia, havia outra para a região do Jardim Ângela, ambas indo até o Tietê."

Hoje essa modalidade de linha de ônibus, tanto a Especial Municipal, quanto a Seletiva Intermunicipal, se ainda existissem, continuariam sendo uma alternativa diferenciada, aos deslocamentos, entre a Zona Sul e a região central na cidade de São Paulo.

(Créditos das imagens, constam nas mesmas!)

Interlagos Retrô, resgatando parcelas da história da Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário