LETREIRO DIGITAL

O BLOG INTERLAGOS RETRÔ, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... AGRADECEMOS A SUA VISITA!

Clique no PLAY e ouça a Rádio Interlagos Retrô

CLIQUE NO PLAY E OUÇA A RÁDIO INTERLAGOS RETRÔ

PLAYER MUSEUS RÁDIO INTERLAGOS RETRÔ

O EXECUTIVO DA CIDADE DUTRA, DA ANTIGA CMTC.


 
Executivo da CMTC, Linha Cidade Dutra - Praça do Correio, via Socorro e Moema.

A saudosa linha do Executivo da Cidade Dutra, da antiga CMTC, era um serviço diferenciado, pelo qual se pagava um valor mais caro, em relação as linhas convencionais. Mas em contrapartida, só viajavam passageiros sentados, confortavelmente em poltronas estofadas reclináveis, no padrão de ônibus rodoviário. 
" NINGUÉM IA EM PÉ "

Em meados da década de oitenta, época do então Prefeito Jânio Quadros, quando a frota da CMTC passou a ostentar o padrão de cor vermelho, "alusivo aos ônibus londrinos", o serviço executivo, também foi repaginado, sendo a frota desse serviço, revitalizada e ganhando a cor amarelo.

Frota do Executivo CMTC no Padrão Amarelo, Prefeito Jânio Quadros. (Acervo; Galeria SPTrans)

Nessa época, a Linha do Executivo da Cidade Dutra, ganhou uma extensão operacional, onde de maneira intercalada, alguns coletivos no sentido bairro, iam até Parelheiros, fazendo Ponto Final, ao lado da histórica Igreja, no centro daquele bairro.

A linha do Executivo da Cidade Dutra, a muito deixou de existir. Mas no local onde era o Ponto Final / Inicial, está lá até hoje o Bar Lanchonete Executivo, que ostenta este "nome fantasia", alusivo a esta antiga e histórica Linha de Ônibus Executivo. 

Antigo Ponto Final do Executivo da Cidade Dutra, na Rua Padre José Garzotti, em Janeiro de 2025. (Imagem de Anderson A C)

Bar Lanchonete Executivo, Rua Padre José Garzotti, em Janeiro de 2025. (Imagem de Anderson A C)


Antigo Ponto Final do Executivo da Cidade Dutra, na Rua Padre José Garzotti, em Janeiro de 2025. (Imagem de Anderson A C)

Na década de noventa, já na fase da São Paulo Transportes (SPTrans), o antigo Serviço Executivo da já extinta CMTC, passou a operar com a denominação TRANSPORTE ESPECIAL, operado por empresas concessionárias do sistema.


A Linha do Executivo da Cidade Dutra, com extensão até Parelheiros, já havia sido desativada. Porém uma das linhas desse serviço Especial da SPTrans, a qual operou por um bom tempo, entre a região de Interlagos e a região central da cidade, foi a Linha 409 E - Parque Residencial Cocaia, no bairro Grajaú e o Terminal Rodoviário do Tietê, via Cidade Dutra (Avenida Senador Teotônio Vilela), Avenida Interlagos (Autódromo e Shopping Interlagos), Corredor Norte - Sul (Aeroporto de Congonhas) e Avenida Tiradentes, conforme destaca a Página Grajaú Tem



Houve também a Linha Colônia (Parelheiros) X Terminal Rodoviário Tietê, a qual desenvolvia seu itinerário pela Estrada da Colônia, Estrada de Parelheiros e Avenida Senador Teotônio Vilela, seguindo também pelo Corredor Norte - Sul. 

SCANIA - Marcopolo Viaggio da Transtur Voyager (Ex Expresso Brasileiro), que também operava na Linha do Especial Colônia (Parelheiros) X Rodoviária Tietê.

Linhas essas que eram operadas pela empresa Transtur Voyager, que antes, operava outras Linhas Seletivas da EMTU, entre Embu Guaçu e Santo Amaro.

Eram duas linhas seletivas intermunicipais, sendo uma via Cipó Parelheiros e Cidade Dutra, que ia até Santo Amaro e depois foi levada até o Jabaquara. 

E a outra, via Estrada do M`Boi Mirim, que foi levada até o Shopping Morumbi.

MB OF1318 - BUSSCAR Transtur Voyager, Linha Seletiva EMTU, Embu Guaçu X São Paulo.


As mesmas foram suprimidas, ficando a Transtur Voyager operando na época, apenas as Linhas Especiais da SPTrans, na Zona Sul Paulistana, até o Tietê.

Além das linhas do Parque Cocaia e da Colônia, havia outra Linha Especial, para a região do Jardim Ângela, indo também até a Rodoviária do Tietê.

MB OF1315 - Diplomata 310 - Transtur Voyager


Hoje essa modalidade de linha de Ônibus, tanto a Especial Municipal, quanto a Seletiva Intermunicipal, se ainda existissem, continuariam sendo uma alternativa diferenciada, aos deslocamentos entre a Zona Sul e a região central na cidade de São Paulo.

(Créditos das imagens, constam nas mesmas!)

Interlagos Retrô, resgatando parcelas da história da Zona Sul. 


Abaixo um belo vídeo do Canal Laércio Dart, 
contanto a história do serviço EXECUTIVO da CMTC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário