LETREIRO DIGITAL

O BLOG INTERLAGOS RETRÔ, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... AGRADECEMOS A SUA VISITA!

Clique no PLAY e ouça a Rádio Interlagos Retrô

Clique no PLAY e ouça a Rádio Interlagos Retrô

PLAYER MUSEUS RÁDIO INTERLAGOS RETRÔ

O EXECUTIVO DA CIDADE DUTRA, DA ANTIGA CMTC.


 
Executivo da CMTC, Linha Cidade Dutra - Praça do Correio, via Socorro e Moema.

A saudosa linha do Executivo da Cidade Dutra, da antiga CMTC, era um serviço diferenciado, pelo qual se pagava um valor mais caro, em relação as linhas convencionais, mas em contrapartida, só viajavam passageiros sentados, confortavelmente em poltronas estofadas reclináveis, no padrão de ônibus rodoviário. 
" NINGUÉM IA EM PÉ "

Em meados da década de oitenta, época do então Prefeito Jânio Quadros, quando a frota da CMTC passou a ostentar o padrão de cor vermelho, "alusivo aos ônibus londrinos", o serviço executivo, também foi repaginado, sendo a frota desse serviço, revitalizada e ganhando a cor amarelo.

Frota do Executivo CMTC no Padrão Amarelo, Prefeito Jânio Quadros. (Acervo; Galeria SPTrans)

Nessa época, a Linha do Executivo da Cidade Dutra, ganhou uma extensão operacional, onde de maneira intercalada, alguns coletivos no sentido bairro, iam até Parelheiros, fazendo Ponto Final, ao lado da histórica Igreja, no centro daquele bairro.

A linha do Executivo da Cidade Dutra, a muito deixou de existir. Mas no local onde era o Ponto Final / Inicial, estão lá até hoje o Lava Rápido Executivo e Bar ou Lanchonete Executivo, que ostentam este "nome fantasia, alusivo" a esta antiga e histórica Linha de Ônibus Executivo.

Na década de noventa, já na fase da SPTrans, o antigo Serviço Executivo da já extinta CMTC, passou a operar com a denominação Transporte Especial, operado por empresas concessionárias do sistema.


Uma das linhas desse serviço, que operou por um bom tempo, entre a região de Interlagos e a região central da cidade, foi a Linha 409 E - Parque Residencial Cocaia, no Grajaú e o Terminal Rodoviário do Tietê, via Corredor Norte Sul (Aeroporto de Congonhas), conforme destaca também a Página Grajaú Tem.


Linha essa que era operada pela empresa Transtur Voyager, que antes, operava outra Linha Seletiva da EMTU, entre Embu Guaçu e Santo Amaro, posteriormente sendo expandida até o Metrô Jabaquara.

"Eram duas linhas seletivas intermunicipais, uma via Cipó e Parelheiros, que ia até Santo Amaro e depois foi levada até o Jabaquara. E outra via Estrada do M`Boi Mirim, que foi levada até o Shopping Morumbi."

As mesmas foram suprimidas, ficando a Transtur Voyager operando na época, apenas as Linhas Especiais da Zona Sul, na cidade.

Além da linha do Parque Cocaia, havia outra para a região do Jardim Ângela, ambas indo até o Tietê.

Hoje essa modalidade de linha de ônibus, tanto a Especial Municipal, quanto a Seletiva Intermunicipal, se ainda existissem, continuariam sendo uma alternativa diferenciada, aos deslocamentos, entre a Zona Sul e a região central na cidade de São Paulo.

(Créditos das imagens, constam nas mesmas!)

Interlagos Retrô, resgatando parcelas da história da Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário