LETREIRO DIGITAL

O PROJETO INTERLAGOS RETRÔ, UM SITE COM ALMA DE RÁDIO, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL... E TEM A INTENÇÃO DE RESGATAR PARCELAS DA HISTÓRIA DE INTERLAGOS E REGIÃO SUL DE SÃO PAULO... ESTE BLOG, É UM COMPLEMENTO DO WEBRADIOSITE... AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

Trem TUE Toshiba CPTM, Jurubatuba a Varginha, no ano 2000


A EXTENSÃO PROVISÓRIA JURUBATUBA - VARGINHA, DA FEPASA - CPTM, EM 2000.

Precioso registro da Extensão Operacional "PROVISÓRIA", (Jurubatuba - Varginha), da então Linha Sul do Trem Metropolitano da extinta FEPASA, posterior Linha C Celeste e atual Linha 9 Esmeralda da CPTM.

Embora essa extensão, fosse de caráter provisória, esse trecho do antigo Ramal de Jurubatuba da Sorocabana, esteve sem o serviço de passageiros, desde o final dos anos setenta, época que ficou apenas de passagem aos Trens Cargueiros. E voltou a ter esse Trem de Passageiros Urbano, nos anos noventa, que serviu ao extremo sul da cidade de São Paulo, durante o tempo em que foi mantido.

Infelizmente, diversos atos de vandalismo, fizeram com que o serviço fosse suprimido pela CPTM, no início dos anos 2000. 

Atualmente (2020) o trecho encontra-se em obras de modernização, para o prolongamento dos serviços da atual Linha 9, até o bairro Varginha, novamente.

Mas infelizmente o trecho final do Ramal de Jurubatuba, entre Varginha, Colônia Paulista e Evangelista de Souza, na conexão desse ramal, com a Linha Mairinque - Santos, encontra-se desativado e sem trilhos. 

Esta é a segunda ligação ferroviária, entre a Capital e a Baixada Santista, depois da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

Esse Ramal foi construído pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), na década de 1950.

Trens de Passageiros, correram regularmente por esse Ramal, entre a Estação Júlio Prestes e as estações de São Vicente e Santos e Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, até meados dos anos setenta.

Trens Cargueiros correram pelo ramal, com destino ao Porto, até os anos noventa.

Atualmente o Ramal de Jurubatuba, é meramente a Linha 9 Esmeralda da CPTM.

Belo registro em vídeo, de Vanderlei Antonio Zago, um dos poucos que se vê, dessa época.

Parabéns, Zago!

Interlagos Retrô


Nenhum comentário:

Postar um comentário